Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O mar

Desde sempre gostei do mar. Influência de minha irmã que, quando eu ainda era garoto, me levava à praia nos fins-de-semana, perto de onde morávamos, numa época em que as praias eram livres de poluição e o mar era próprio para banho. O tempo se passou, mas o fascínio pelo mar, não.

Gosto do mar e das praias em geral, mas me atraem especialmente os mares calmos e de águas translúcidas e límpidas. E gosto também de estar dentro do mar, motivo pelo qual tenho preferência por águas não muito frias - que me desculpem meus amigos Jean Pierre e Nathalie, mas as praias das Ilhas de Glenan (França), embora sejam lindas, também entram na minha categoria de "impróprias para banho", pois são congelantes.

A sensação de mergulhar, então, mesmo no raso, é algo indescritível. As cores, os barulhos quase tão inaudíveis que beiram o silêncio absoluto, a sensação de estar submerso e completamente envolto em um universo vivo e em movimento, experimentando algo semelhante à de ausência de gravidade que talvez só os astronautas tenham oportunidade de experimentar, tudo isto é possível no mar.

Pois bem. Compartilho aqui algumas fotos que selecionei, todas de terceiros, as quais correspondem ao meu "mar ideal". Queria eu ter podido tirar estas fotos eu mesmo mas, quem sabe, um dia ainda faço um álbum com fotos minhas.

Fotos aéreas eu também aprecio, mas as tirada na beira do mar me transmitem de forma mais vívida a sensação de alguém que realmente esteve no local. E isto eu constatei na prática. Nos penhascos das ilhas gregas, por exemplo. Tem-se vistas espetaculares e é possível identificar tonalidades de azul das mais variadas (algumas que eu nem sabia existir), mas quando se chega na maioria das praias, o contraste das cores fica (bem) menos perceptível, e a visão que tinha tirado o fôlego quando lá do alto, não tira o fôlego quando se está lá em baixo. 

Também há praias e mares lindos no Tahiti, em Cancun, em Maceió, em Aruba, em Varadero (Cuba), no Cabo Verde e na Ilha de Naxos (Grécia), mas as resoluções das fotos que encontrei eram de baixa qualidade, motivo pelo qual preferi não inserí-las nesta pequena coletânea.

Um abraço, Bruno.










Whitehaven - Austrália


Whitehaven - Austrália


Whitehaven - Austrália


Whitehaven - Austrália




Whitehaven - Austrália






(vista panorâmica)


Bora Bora - Polinésia Francesa - lagoa com mar ao fundo


Whitehaven - Austrália (vista panorâmica)


(vista panorâmica)


Nenhum comentário:

Postar um comentário