Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mapas mundi

Meu fascínio por mapas vem de quando eu, ainda menino, tentava encontrar o pontinho minúsculo, com o nome de minha cidade, no meio de um mundaréu de outros pontinhos. Aí eu pensava: "Meu Deus, como esse mundo é grande!" Daí fiquei instigado a deslocar-me para além das fronteiras para descobrir como seriam, ao vivo, estes outros pontinhos. Com o tempo fui tomando gosto por viajar, e assim tenho feito, com maior ou menor regularidade, respeitando sempre, por supuesto, o binômio vontade X disponibilidade.

A paixão por viajar continua, assim como por mapas. Mas mapa... bem, mapa é mapa! É mais ou menos tudo igual - novesfora os países que vão se dividindo, dividindo, e dando origem a outros países. A configuração política muda, mas o layout geral, não.

Dado dia, descobri mapas antigos, em que não somente as fronteiras políticas se alteravam, mas também os continentes e até dos oceanos, cujos contornos, por vezes, são irreconhecíveis quando comparados com os mapas modernos. Passei, então, a colecionar mapas históricos, e alguns outros tipos de mapas também, que destoavam do tradicional.

Um abraço, Bruno.

P.S. Os mapas antigos são também verdadeiras obras de arte.

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário